Marca histórica é a maior em uma década e representa a quantidade de profissionais capacitados somente na modalidade à distância
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, capacitou, de janeiro a 5 de dezembro de 2024, mais de 225 mil profissionais em cursos à distância. Participaram agentes que compõem o Sistema Único de Segurança Pública de todas as unidades federativas.
O número de profissionais qualificados neste ano já é o maior em uma década, superando a marca alcançada desde 2014, quando cerca de 240 mil aprovações foram registradas. Os dados são preliminares e ainda dependem do fechamento de turmas em andamento em dezembro, mas refletem o esforço contínuo da Senasp em oferecer capacitação de qualidade e alcance nacional.
Entre os destaques, lideraram as matrículas temas como o enfrentamento da desigualdade racial no Brasil, a atuação na defesa do Estado Democrático de Direito e o uso de tecnologias aplicadas à segurança pública. Outros cursos que registraram alta adesão incluíram formações voltadas para a prevenção da violência por guardas municipais, o combate à violência contra mulheres e meninas e capacitações técnicas como condução de veículos de emergência, videomonitoramento e uso diferenciado da força.
A trajetória histórica de capacitações oferecidas pela Rede EaD Senasp demonstra um esforço contínuo em qualificar agentes de segurança em todo o Brasil, com destaque para 2024. Desde 2014, quando o programa alcançou seu recorde de 239.893 aprovações, o volume de profissionais capacitados variou consideravelmente, atingindo seu menor número em 2019, com pouco mais de 64 mil aprovações. No entanto, a retomada das iniciativas de formação vem se consolidando, especialmente nos últimos dois anos, quando a plataforma alcançou novamente patamares acima de 200 mil capacitações.
Conforme diz a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, esses números reforçam o compromisso da secretaria em ampliar o acesso à formação continuada e em oferecer conteúdos atualizados e alinhados às necessidades do cenário atual. “A capacitação permanente de profissionais é essencial para modernizar as práticas de segurança pública, promover a eficiência nas operações e garantir uma atuação mais inclusiva e ética por parte dos agentes em todo o território nacional”.