Nesta quarta-feira (14), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), realizou uma ação em Antonina: o plantio de 170 mudas de árvores nativas. A atividade, que faz parte das comemorações pelos 170 anos da PMPR, ação que foi feita pela PMPR através do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb FV) tem como objetivo deixar um legado duradouro para as futuras gerações e reforçar o compromisso com a preservação ambiental. A escolha do local para o plantio, na Grande Reserva Mata Atlântica, não poderia ser mais simbólica.
Esta região é conhecida por abrigar o maior contínuo bem conservado deste bioma no mundo, cobrindo áreas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. No Paraná, as cidades de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba estão inseridas no coração da Mata Atlântica, com mais de 90% de sua área composta por cobertura vegetal e corpos d’água. A ação contou com a participação ativa de 30 alunos de uma escola rural municipal Professora Olímpia Breyer, que tiveram a oportunidade de aprender, na prática, a importância da preservação ambiental.
Na chegada os alunos tiveram uma palestra sobre meio ambiente promovida pelos policiais do BPAmb FV que mostrou para os alunos a importância da proteção da fauna e da flora, mostrou também como é o trabalho da unidade e fez a exposição de animais em taxidermia.
Este tipo de iniciativa é essencial para mostrar às novas gerações o valor da conservação da Mata Atlântica e o papel de cada um na proteção deste patrimônio natural. Além do plantio, a atividade reforçou a mensagem de que cuidar da natureza é uma responsabilidade coletiva. “Ao celebrar os 170 anos da PMPR, queremos deixar um marco que vá além das celebrações, um legado verde que simbolize o nosso compromisso com o meio ambiente e com o futuro”, afirmou o coronel Jefferson Silva, comandante-geral da PMPR.
A ação em Antonina é mais um exemplo do empenho da PMPR em integrar a segurança pública com a preservação do meio ambiente, garantindo que as gerações futuras herdem um Paraná mais verde e sustentável. Estiveram presentes na ação o comandante do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel Emídio Angelotti, juntamente com o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb FV), tenente-coronel Sérgio Eduardo Plácido Nascimento, do coordenador de projetos da SPVS Reginaldo Antunes Ferreira, oficiais e praças da PMPR e civis.
SOBRE A SPVS: Desde 1984, ano de sua fundação, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) realiza ações voltadas à proteção da natureza no país, especialmente na região conhecida como Grande Reserva Mata Atlântica – maior contínuo do bioma, entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Um amplo conjunto de iniciativas foram desenvolvidas pela SPVS nas últimas décadas, tornando-a uma das mais representativas organizações brasileiras do terceiro setor especializada em conservação da biodiversidade.
Comunicação Social da PMPR